quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Phalaenopsis - encanto de mariposa






Quando vou ás compras, a relação de aquisições está completa. Será? Sempre encontro algo mais para comprar. Não seria hoje diferente. Fui ao mercado com uma pequena lista, poucos itens, somente o necessário. Ao entrar, me deparei com uma funcionária colocando, delicadamente, belas flores em uma gôndola. Não foi fácil seguir em frente em busca do queria comprar. Uma força interior fez com que meu corpo ficasse imóvel, estático, ali parado. Meus olhos não viam mais nada a não ser as fascinantes orquídeas. Lá vou eu... escolhi um belo exemplar. Bem, a noite foi caindo quando cheguei. Era já escuro e a orquídea se preparando para uma nova conquista: agradar com belas flores para ser bem cuidada pelo novo dono.


Você já parou para pensar... parece que as flores raciocinam ... sempre lindas...se preparando para uma nova casa. Passam por muitas mãos até chegarem ao mercado. Não ficam ali enferrujadas, vão mudando o aspecto... se tornando cada vez mais belas, mais coloridas...mais alegres.
Esse exemplar é de uma orquídea príncipe da espécie Phalaenopsis. Popularmente chamada de Mariposa, boca ou borboleta. Tem uma haste longa, elegante, com estilo clássico. Sendo a maioria híbridos gerados de semente, e depois reproduzidas do caule.
O nome do gênero (Phal.) procede da latinização das palavras gregas: φάλαινα (phálaina), que significa "mariposa"; e ωΨις (opsis) que significa "parecido", aludindo à forma das flores de algumas espécies que se assemelham à mariposas em vôo ((http://pt.wikipedia.org/wiki/Phalaenopsis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mariaterezabedin2016@gmail.com