domingo, 1 de agosto de 2010

UM CAPRICHO DA NATUREZA - MAGNÓLIA











A natureza tem lá seus mistérios e caprichos e um belo exemplo é a Magnólia. Quando o frio chega, e a planta já sem folhas, começa a floração, ornamentando a paisagem com sua rara e exótica beleza, fazendo amenizar até o rigoroso frio aqui do Sul. Flores púrpuras existem muitas, ah... mas, como minhas magnólias...elas me encantam. É deslumbrante observar: da noite para o dia, parece que as flores, com suas seis pétalas, se multiplicam, tomando conta de todos os inúmeros ramos vigorosos que partem desde o chão. Tudo tem uma história, e com minha magnólia não poderia ser diferente: pelo que minha memória ajuda, já tem lá seus onze anos de uma rica vida saudável. Ganhei a muda, que se faz por estaquia, no início da primavera, já enraizada, de minha vizinha Leonilda. Ah...como fiquei feliz!!! Adoro flores! Escolhi um local bem no alto, aonde o sol chega cedinho, e também para que ela e eu, é claro, pudéssemos de longe exibir suas coloridas flores densas com belas pétalas espessas e enceradas.
Popularmente é chamada de magnólia roxa, magnólia preta, tulipa -de-árvore, magnólia tulipa ou tulipa japonesa.
Existem nas cores, branca, creme, rosa e púrpura.
A magnólia é nativa do Japão. Hoje é encontrada em regiões tropicais.
Em homenagem a Pierre Magnol,(médico e botânico) que Carl Von Linné rebatizou essa árvore dando o nome de magnólia.
A flor simboliza força, simpatia, dignidade e nobreza.
No Oriente são usadas para curar resfriados e doenças respiratórias.
Dizem que as flores aromáticas estão associadas aos signos. O signo de Áries, Touro e Gêmeos são contemplados com essa planta.

Classificação científica:

Reino..:..................Plantae
Classe:..................Magnoliopsida
Ordem:.................Magnoliales
Família..................Magnoliaceae
Gênero..................Magnolia

Nome científico: Magnólia liliflora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mariaterezabedin2016@gmail.com