quinta-feira, 3 de março de 2011

O Espinafre e a vó Maria



Há poucos dias, semana passada, colhi espinafres. Lindos espinafres! Queria fazer uma receita tirada do jornal. Só que nunca fui, não sou e nem serei uma boa cozinheira. Não tenho dom para isso. Limito-me a arriscar alguns pratos com receitas fáceis, daqueles que levam poucos ingredientes. Dizem que a cozinha tem lá seus segredos, talvez seja isso, eu não sou muito chegada a segredos. Faço pratos com bom gosto, com capricho e amor, mas noto que muitas vezes fica algo abandonado no prato, sinal que não ficou lá “essas coisas”, não ficou uma delícia. Todas as vezes que vejo espinafres lembro-me de minha vó. A vó Maria, mãe de meu pai. Ah, como queria ter puxado por ela... era uma perfeita dona de casa, esse gene não recebi como herança. Na casa dela era tudo muito simples, limpo e arrumadinho. A cozinha então, bem essa era sem explicação. Nas mãos dela qualquer prato ficava gostoso e bonito. Ela costumava misturar passas no arroz, no feijão, no pão, nas saladas e em outras receitas.E o chucrute com cerejas ou ameixa então,você já provou algum dia? Ela também costumava colocar cascas secas de laranja em tudo. Quando pequena eu pegava as cascas por uma ponta e fazia movimentos para cima e para baixo, parecia um ioiô. Ela também fazia pães como ninguém! Eram coloridos, pareciam enfeitados. Mas do que mesmo eu estava falando? Há, lembrei: de espinafres. Espinafre que minha vó colocava na sopa entre outros legumes e frutas secas. Minha vó era descendente de húngaros e meu vô era de alemães. Acredito que muito do que fazia era para agradar meu avô que era alemão. Mas...voltando ao ESPINAFRE...
Ele não tem nada a ver com o Popeye aquele personagem clássico dos quadrinhos, criado por E. C. Segar em 1929, e adaptado para desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer.

É uma planta com alto valor nutritivo, originária do centro e sudoeste da Ásia, cujas folhas são comestíveis. Pode sobreviver durante o inverno em zonas temperadas.
Segundo a nutricionista Patrícia Tomita Fan, de São Paulo

O espinafre é rico em ferro?
Verduras de coloração verde escura têm maiores concentrações desse nutriente, assim como folato, vitaminas do complexo B, vitamina A e cálcio.

Esse tipo de nutriente é bem absorvido pelo organismo?
DEPENDE. A exemplo de outros produtos de origem vegetal, o espinafre tem assimilação menor em relação ao ferro disponível em itens de origem animal, como a carne bovina. Também é preciso considerar outros fatores que influenciam na sua absorção, como as características individuais (sexo, idade, condição de saúde), a forma de preparo, a quantidade e a interação com outros nutrientes.

Deve ser evitado por pessoas que sofrem de cálculos renais, gota, artrite e reumatismo?
MITO. A verdura é abundante em oxalato na forma crua. Seu cozimento, porém, é capaz de reduzir significativamente os teores da substância. Por isso, pode ser consumido com moderação. Outros fatores têm maior influência nessas doenças.


-Ele Não promove efeito de "purificação" do sangue.Fornece um nutriente necessário para formar hemoglobinas, que são proteínas que transportam oxigênio pelo organismo. Mas, vale lembrar, tudo depende da quantidade ingerida, da necessidade e de outros fatores que interferem na sua absorção.


-O espinafre faz parte de um grupo de alimentos importantes para uma alimentação equilibrada. Isso porque fornece minerais e vitaminas necessárias para um bom desempenho físico.


-Se for consumido sozinho, na forma de salada e nos lanches simples, é uma ótima opção, pois tem abundância em muitos outros nutrientes essenciais. Se a opção for como acompanhamento em refeições maiores (almoço e jantar), recomenda-se comer o espinafre cozido (o que já é uma prática da população brasileira), para não haver interferência na absorção de outros nutrientes presentes nestas refeições.



Cada 100 gramas de espinafre (Spinacia oleracea) contém:
Calorias - 20kcal
Proteínas - 2,3g
Gorduras - 0,3g
Vitamina A - 7400 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 105 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 305 mcg
Vitamina B3 (Niacina) - 0,5 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 15 mg
Potássio - 770 mg
Cálcio - 80 mg
Fósforo - 40 mg
Enxofre - 40 mg
Sódio - 25 mg
Magnésio - 7 mg
Cloro - 6 mg
Silício - 4 mg
Ferro - 3 mg
Classificação científica

Reino:
Plantae

Divisão:
Magnoliophyta

Classe:
Magnoliopsida

Ordem:
Caryophyllales

Família:
Amaranthaceae

Género:
Spinacia

Espécie:
S. oleracea

Nome binomial

Spinacia oleracea
FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espinafre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Popeye
http://comida.ig.com.br/mitos+e+verdades+espinafre/n1237535078976.html

4 comentários:

  1. Esperimente:
    Pôr numa frigideira duas colheres de sopa de azeite, e dois dentes de alho esmagado, deixe ficar louro e coloque as folhas do espinafre ( lavadas e bem sacudidas, sem água ) vá virando até ficarem moles, um pouquinho de sal e tem um bom acompanhamento para váriadissimos pratos
    bom apetite.
    bj eugénia

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer essa receita. Muito obrigada.Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Bem o que sei é que pão colorido vermelho se faz com caldo de beterraba e o alaranjado com caldo de cenoura e,assim vai-se usando a criatividade.

    ResponderExcluir
  4. Os bolinhos de espinafre também são saborosos experimente,são com fazer bolinho de arroz só troca oarroz pelo espinafre.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com