sábado, 26 de fevereiro de 2011

O SAPO QUE FICOU DOIDO





Era Natal, comemoração do nascimento de Jesus. Festa familiar, com direito a roupa bonita, música natalina, amigo oculto e uma ceia simples, mas apetitosa, regada a espumante. Chique né? Abraços, pose para fotos...sorrisos e até gargalhadas. As horas passaram...os parentes foram saindo...ficamos nós e as danadas das CRIANÇAS juntamente com suas namoradas. Ufa!!! Foi muito bom!Foi maravilhoso! Daí, sentamos na frente da casa, agora já eram descamisados, pois fazia um calor quase insuportável naquela noite. Eles, naquelas alturas, já estavam alegres, uns até demais...rolava piadas e brincadeiras ... estavam quase esponjas embebidas, pois a cerveja já corria solta. Quando der repente, adivinha quem chegou? Um sapo! Susto, que susto nada, foi uma farra total. Coitado, estava expresso na cara dele a vontade de soltar a língua e apanhar algum alimento. Já era muito tarde, altas horas e então quase que gritando eu disse: crianças, pra cama! Todo mundo, vamos...vamos. Nós fomos, mas elas ficaram. Elas, as CRIANÇAS de quem falo, são bem crescidas...já adultos, formados e independentes, só que na casa dos pais são sempre os PEQUENOS. Daí em diante não fomos testemunhas e nem participamos de mais nada. Mas, no outro dia, com muito orgulho, contaram eles as bravuras realizadas. Aprontaram, e como! Pegaram um pedaço de panetone, embeberam na cerveja, amarraram em um cordão e jogaram para o sapo. Fizeram isso muitas vezes, sem dó nem piedade, até que o sapo começou a perder o equilíbrio e ficou doidão, já não acertava mais a pontaria para pegar o pãozinho. Fiquei com uma dor por dentro quando me contaram. Não gosto que maltratem os animais. Coitado!!! Tiraram até foto dele. Mas, aproveitando o desastre, já que estamos falando de sapos, vamos saber mais sobre os viventes.
O sapo cururu é um anfíbio que tem uma fase de vida terrestre e outra aquática. São muitas espécies de sapos sendo que a maioria vive perto da água. Se alimentam principalmente de insetos vivos ou mortos, restos orgânicos bem como plantas. A pele do sapo-macho é mais rugosa e seca do que a fêmea.
Eles passam por um período de metamorfose. O ciclo reprodutivo começa com a postura dos óvulos pela fêmea e pela fertilização destes pelo macho. A fêmea deposita de 4 a 36mil ovos, de cor preta, em cada ninhada e em qualquer época. Os ovulos são postos em filamentos perto de plantas ou objetos que emergem. Medem de 4 a 5 milímetros de diâmetro e são envolvidos por um muco transparente e gelatinoso. Eclodem entre 10 a 16 dias após a postura e deles nascem girinos que levaram 30 a 60 dias para chegar à fase adulta. O macho (cururu) coaxa para atrair a fêmea. Possuem glândulas, espalhadas nas costas,que produsem um líquido branco,leitoso e tôxico.Quando se sentem ameaçados liberam essas toxinas. A intoxicação é através do contato direto do veneno com mucosas ou ferimentos. Osapo-cururu não possue órgão para inocular o veneno É só apertando-o de forma que as glândulas liberem.A péle do sapó pode ser usada como couro para roupas e acessórios.
As diferenças entre macho e fêmea são determinadas pela coloração, os machos possuem cor amarela-pardacenta uniforme e as fêmeas cor sépia e no comprimento os machos são menores que as fêmeas. Possuem hábitos noturnos.
Os sapos são úteis ao homem porque comem muitos vermes, lagartas e insetos nocivos de várias espécies.

REINO:Animalia

FILO:Chordata

CLASSE:Amphibia

ORDEM:Anura

FAMÍLIA:Bufonidae

GÊNERO:Rhinela

ESPÉCIE:Rhinela jimi (Stevaux,2002).
???????????????
O nome cururu é a designação popular dada aos sapos do gênero Rhinella. Entre as espécies conhecidas por esse nome estão:
Rhinella marina
Rhinella schneideri
Rhinella icterica ou jimi

Um comentário:

  1. aqui em casa ´´mora`` um desses.ELe vive no jardim,ora vem ora vai.mas antes ele ficava aqui direto,mas os vizinhos idiotas jogaram sal nele :(.Sorte que ele ficou bem

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com