terça-feira, 19 de abril de 2011

A Folhagem Sem Nome



Como é linda! Cores vivas...está dando alegria ao teu jardim. Sim, eu também gosto dela, disse a vizinha, só não sei o nome. Olha, nem eu, já conhecia mas, não sei como a chamam. Leve uma muda, pega de galho. E lá vim eu para casa com o galhinho da folhagem. Com pouca esperança que fosse se desenvolver. Plante-a em um pote com muito carinho. Passei a cuidar observando a reação dela no novo ambiente. Custou muito a se desenvolver. Primeiro por muita sombra, daí troquei de lugar...também não gostou, o sol chegava direto. Então num belo dia, quase desistindo dos cuidados, coloquei em meia sombra. Pronto! Era isso que ela precisava, era isso que ela queria. Logo começaram a aparecer novos brotos, formando um tufo grande e colorido. Disse minha vizinha quando me alcançou a haste: mudas de flores não se agradece, se assim fizer, ela não não vinga. Agora que ela já pegou, está bem resistente, penso que posso então dizer: obrigada pela muda . Está em boas mãos!
Existem muitas espécies de coleus formando uma variedade grande em relação ao colorido, recortes nas bordas das folhas e tamanho. Essa da foto, de extrema beleza, possui folhas vermelhas com matiz em roxo e bordas esverdeadas e denteadas. Existem híbridos com todas as tonalidades possíveis de amarelo, verde, azul e vermelho. É uma planta originária da Ásia e África(Java e Malasia). Não tolera variações extremas de temperatura. Gosta de locais arejados e úmidos. No inverno, mesmo abrigada do frio,poderá perder a vivacidade voltando ao normal na primavera quando começa a brotar. A propagação pode ser feita por estacas ou sementes. Podem florir no outono ou final do verão. As flores são dispostas em inflorescência em forma de espigas de coloração violeta, rosa sendo que a maior parte delas são azuis.Na ornamentação, podem ser aproveitadas em diversos ambientes, pois são muito decorativas devido as cores vistosas.Ficam bem como forrageiras, em jardineiras, em bordas de canteiros,em tufos maciços, isoladas ou em vasos.
Nome Científico: Solenostemon scutellarioides
Sinonímia: Coleus blumei, Coleus x hybridus, Ocimum scutellarioides, Solenostemon blumei, Plectranthus scutellarioides
Nome Popular: Cóleus, Coração-magoado
Família: Lamiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Java e Malásia
Ciclo de Vida: Perene

Fontes:
nl.wikipedia.org/wiki/Siernetel
http://www.jardineiro.net/br/banco/solenostemon_scutellarioides.php
http://www.riototal.com.br/jardinagem/jardinagem014.htm

4 comentários:

  1. Eu a conheço por coração e já roubei muitas vezes mudas,sabe como é dizem que roubada...mas nunca pegou talvez tenha sido muito sol.Tentarei novamente.obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Este coleo é maravilhoso, este ano semeei-os, estou à espera que cresçam mais um pouco para transplantá-los.

    Bjs e obrigada pela visita ao meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Tenho varias em casa... Para vc cultiva-la. Tenho um jardim onde bate sol do meio dia até as cinco da tarde, (esse é o horário em que as rogo, "sempre durante a sobra e nunca sob o sol") E tds elas plantadas diretamente no chão. Essa planta adora muita água, mas não em exagero. Para "roubar" uma muda, é preciso corta-la no caule, mas cuiado, é preciso corta-la de uma muda grande, muda alta. Pois de mudas jovem, elas não terão forças para crescer e secarão... É isso. Espero ter ajudado...

    ResponderExcluir
  4. Cortei alguns galhos e deixei direto em um copo de água pra ver se vai enraizar não sei se isso irá funcionar.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com