sábado, 9 de abril de 2011

Um fantasma na parede



Estava lendo sobre algumas plantas, sentada em cima das pernas, com a pele toda irritada. Se bem que qualquer posição, naquelas condições, era incômoda. Essa inquietude toda era proveniente de uma nuvem de mosquitos infernais que pairavam pelos cantos e embaixo das cadeiras. Já furiosa com aquela bicharada, levantei, dei uma caminhada e fui em direção a porta dos fundos que dá para uma área aberta. Era noite, lua cheia brilhando intensamente, céu limpo, sem nuvens e coberto de estrelas pomposas ornamentando o firmamento. O calor estava cedendo... desvanecendo, abrindo espaço à entrada do arzinho frio e poético do outono. Fiquei rodopiando tentando amenizar a ardência das picadas dos mosquitos. O tempo foi passando e eu me tornando mais calma. Fiquei observando ...escutando o silêncio...quando de repente olho para a parede e, quase inacreditável, sem fazer ruídos parecia um fantasma , ali parada. Era uma enorme aranha. Medrosa, eu. Nunca! Tirei uma foto de longe e depois fui mais e mais pertinho, até que ela percebeu minha presença e saiu com uma velocidade incrível. Agora sim. O que faço?Aos gritos chamei o Belo.Vem aqui matar um bicho feio e enorme de grande.
O passo seguinte, bem esse todos sabem. Fui ler de que se tratava. Popularmente chamada de aranha da grama, aranha do jardim ou tarântula. Nome: Lycosa SP
Pertence a classe aracnídea, possuem glândulas de veneno utilizadas para alimentação e defesa. O corpo é dividido em Cefalotórax com faixas claras e abdome com marca escura, no dorso, em forma de seta. No cefalotórax a aranha possui quatro pares de pernas, patas ou palpos (apêndices mais curtos que as pernas, utilizadas para auxiliar na alimentação e nos machos para reprodução), um par de quelíceras utilizada para a inoculação do veneno. Medem de 3 a 5cm.Vivem em gramados,campos,jardins e pomares.São carnívoras e alimentam-se praticamente de insetos como baratas, moscas, formigas e outros. Podem ser alimentos de pássaros, lagartixas, sapos, rãs, outras aranhas. Os hábitos de vida diurnos e noturnos. Não agride se não tocarmos nelas, mas se sentirem a presença de alguém são muito rápidas. Injetam o veneno por um par de glândulas que ficam nas peças bucais.A picada não é muito dolorosa e só deixa a pele escamada e vermelha devido a alergia causada pelo veneno sem necessidade de tratamento.Vivem em praticamente todo o mundo.Machos e fêmeas se acasalam. O macho é menor que a fêmea. A fêmea põe, em uma postura, até mil ovos que carrega em uma ou mais bolsas ( ooteca) formada de fios de seda. Ainda após a eclosão dos ovos elas continuam carregando seus pequenos filhotes até a primeira muda de pele.

Classificação científica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lycosa_tarantula
Reino:
Animalia

Filo:
Arthropoda

Classe:
Arachnida

Ordem:
Araneae

Família:
Lycosidae

Género:
Lycosa

Espécie:
L. tarantula


Nome binomial

Lycosa tarantula
(Linnaeus, 1758)

4 comentários:

  1. Parabéns, fazer uma analise grandiosa deste pequeno inseto é importante........Volto a gostar das ciências biológicas.Aprender é sempre boooooooom.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada.Volte sempre, ficarei contente.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esta aranha. Sei mais um pouquinho sobre ela, ela é uma das poucas aranhas que não faz teia para caçar, prefere a vida dos salteadores destemidos, para procurar os alimentos. Em tupi, seu nome é "nhanduaçu". Move as quelíceras no sentido vertical, e não no horizontal, como as outras aranhas. (Rodolpho von Ihering, no "Dicionário dos anmais do Brasil"

    ResponderExcluir
  4. Ótima sua contribuição.valeu! Obrigada Tio Chico.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com