sábado, 14 de maio de 2011

A bordadura dos meus sonhos




Já ocorreu de você olhar algo em uma revista e querer igualzinho em sua casa? Pois é, aconteceu uma vez comigo. Folheando uma revista de paisagismo observei várias fotos de canteiros com bordaduras lindíssimas. Entre elas, uma despertou
minha atenção pela beleza,delicadeza e coloração ali expressas.Mas o que eram aquelas plantas azuladas que apareciam nos contornos? Daquele dia em diante passei a percorrer floriculturas à procura do que eu passei a chamar de capim. Até que um dia, em Santa Maria/RS, encontrei uma floricultura na Rua Presidente Vargas. O vendedor era um senhor muito simpático, atencioso, curioso e entendido em plantas como ninguém. Após minha longa explicação ele disse: não conheço, mas vem aqui na próxima semana que até lá eu descubro e consigo atendê-la. Dito e feito – retornei e ele já tinha conseguido as mudas como prometera. Eu, naquelas alturas dos acontecimentos – só querendo e querendo encontrar os capins, não tinha tido nem tempo de fazer os canteiros. Foi uma correria para dar conta dos meus sonhos. Como diz minha cunhada: “Foi um baile!!!” mas consegui as ditas mudas e fiz, a meu modo – com minha criatividade - lindas bordaduras.
É uma planta herbácea, perene que forma touceira de 15-25 cm de altura com folhas lineares, estreitas, macias finas e delicadas e de coloração azul-prateada. No verão produz inflorescências espigadas, com flores pequenas. Não admite pisoteio. É muito resistente e se adapta ao frio. É decorativa e muito requisitada em projetos de paisagismo. Se harmoniza muito bem com plantas de flores coloridas. Pode ser cultivada em bordaduras (contornos de canteiros e caminhos), forração, maciços, grupos ou compondo arranjos com pedras, a pleno sol em solos férteis e bem drenados, ricos em matéria orgânica, com adubações semestrais e regas periódicas (2 vezes por semana).
Se multiplica por mudas ou sementes.
.
Nome popular: Festuca ou capim azul
Nome científico: Festuca glauca
Família: Graminaceae
Origem: Europa e Ásia
Porte: Até 25 cm de altura.
Propagação: Por divisão de touceiras.
Fontes:
http://www.plantasonya.com.br/gramados-e-forracoes/grama-azul-festuca-glauca.htm
http://paisagismocentral.com.br/servicos/planta-ornamentais/perenes/

3 comentários:

  1. Ai , Fiquei super feliz! Obrigada mesmo, e seu blog também está cada vez melhor! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Paraná conheço,chamamos capim dourado,sei que veio importada,não sei de que país...Mas já é vista em muitos jardins e ornamentações.Realmente chama atenção pela bela mistura das cores.Detalhes como colocaste não tinha conhecimento.....Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o capim dourado em Palmas.É uma planta própria para artesanato e bem diferente dessa grama azul. Vou procurar outros detalhes.Obrigada pela colaboração.Volte sempre.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com