quarta-feira, 8 de junho de 2011

A flor vestida de nobre





Fiquei indignada com palavras como nojenta, feia, horrível , e tantas outras, em determinadas frases que não foram aceitas por mim. Tudo por uma pobre lesma. Isso me intriga causando insatisfação e aversão. Será que o impacto de repulsa por certos seres vivos fazem com que as pessoas lhes atribuam tantos adjetivos maldosos? Folgo em saber que ela, a lesma, já não percorre por aqui, pois não tem deixado seu rastro, caso contrário seria ela sacrificada sem o menor remorso. Mas não é da lesma que vou comentar agora. Vou colocar uma flor para que, no blog, o molusco deixe de ficar em primeiro plano na página inicial. Escolhi a mais bela no jardim, dei um clik e postei aqui, bem mais colorida e com um manto azul dos reis, da nobreza e com um miolo como o sol. Essa com certeza não se mostrará como nojenta para ninguém. Poderá ser mais bela, colorida e brilhante, mas não mais perfeita e completa que a lesma.As duas vivem, contribuindo para a diversificação das espécies, sem almejar outras formas mais requintadas.
Planta ereta de popular Tumbérgia-arbustiva, manto-de-rei, tumbergia azul com folhas pequenas ,opostas, ovais e verde escuras. O caule é lenhoso, marrom acinzentado e muito ramificado. Produz , durante todo o ano mas principalmente na primavera e verão,flores axilares, grandes e tubulares, de coloração azul com o centro amarelo. Ocorre também uma variedade de flores brancas , de menor porte, é a affinis .A floração perfumada atrai beija-flores, mamangavas e borboletas.
Pode ser plantada isolada e é facilmente conduzida como trepadeira sobre suportes apropriados. Adapta-se a uma ampla faixa de clima, mas prefere o tropical e o subtropical.
Multiplica-se por sementes, mas mais facilmente por estaca. Tem, ciclo de vida perene. É originária da África Tropical. É originária da África Tropical. Apesar de ter folhagem perene, comporta-se como decídua em locais de clima temperado, rebentando com vigor na Primavera. É considerada planta ornamental por se cultivada por sua beleza. São muito usadas na arquitetura de interiores e no paisagismo de espaços externos. Há indícios que desde os primórdios da humanidade, algumas espécies como o lírio branco (Lilium candidum) eram cultivados para esse fim (o lírio branco, especificamente, foi registrado em pinturas da civilização minóica, sendo este o registro mais antigo do cultivo desta espécie).As espécies ornamentais foram selecionadas pelos humanos a partir de caracteres visualmente atraentes, como flores e inflorescências vistosas, coloridas e perfumadas, folhagem de cores e texturas distintas, formato do caule, ou por seu aspecto geral. Ao longo do tempo, os homens perceberam que poderiam aprimorar qualidades desejáveis em uma planta a partir de cruzamentos entre indivíduos particularmente bem dotados. Assim começaram a surgir novas variedades, com novas cores, flores maiores e mais duráveis, mais resistência ao clima ou a predadores. As rosas, cultivadas há milênios no Oriente Médio, já não se apresentam mais em seu estado original, mas a imensa variedade de formas e híbridos obtidos ao longo de todos esses anos de cultivo são sintomáticos da capacidade humana de transformar a natureza para atender suas necessidades.
Classificação científica:
Reino:
Plantae

Filo:
Magnoliophyta

Classe:
Magnoliopsida

Ordem:
Lamiales

Família:
Acanthaceae

Género:
Thunbergia

Espécie:
T. erecta
Thumbergia erecta

Sinonímia: Meyenia erecta
Fontes:
www.jardineiro.net
http://natufloraplantas.com.br
http://pt.wikipedia.org/

5 comentários:

  1. Todos comentários aqui postados são informativos e,sempre que dá o visito,enche os olhos.Concordo na natureza cada espécie cumpre seu papel,nada pode ser nojento.Mas as vezes pelo olhar de quem não tem conhecimento usam-se estes predicados.Nunca conseguimos agradar a todos,enfim temos todas as cores...todas as flores.

    ResponderExcluir
  2. A flor é bela,realmente é encantadora.Mas a lesma não encanta.Concordo professora,precisamos de mais esclarecimento...ficamos reféns do belo sem entender a diversidade.

    ResponderExcluir
  3. É maravilhoso conviver com a natureza: paisagens, flora, fauna e humanos. Somos um grande família. Chegará um dia que não precisaremos mais nos apossarmos da vida do outro para ter a própria.

    ResponderExcluir
  4. Esta flor é mesmo encantadora enfeita a vida e os jardins,seria emocionante roubar uma muda....Furtar flores não é roubar,é dividir o belo.

    ResponderExcluir
  5. I saw once, in France, a plant like this. Until now, she was un a mistery for me. Thank you, for the identification. Greetings from Greece !

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com