quinta-feira, 2 de junho de 2011

O encontro com a lesma





A classe política fica de ciranda desrespeitando o povo e eu aqui desperdiçando o tempo com as notícias embaralhadas pelos meios de comunicação, principalmente a televisão. Fico notando a falta de ética, fazendo julgamentos e enchendo a cabeça com “caraminholas” sem tomar partido por não ter conhecimento aprofundado da situação. Mesmo sentindo dentro de casa o calorzinho do aconchego familiar...saí um pouco para fora e meditar sobre tais barbaridades.Ma aqui fora encontro a calçada gelada e o friozinho da noite tocando a face e mão descobertas. Sim, porque fico embrulhada o inverno todo, só o nariz e a ponta dos dedos de fora. Talvez por cobrir as orelhas que não endento essa situação atual desgovernada dos políticos. Será????????? Mas valeu sair um pouco. Olhem o quem encontrei olhando para a parede da casa. Uma lesma!Essa tem o mesmo passo da justiça no nosso Brasil.
As lesmas são moluscos gastrópodes (que andam sobre o abdômen) pulmonares. O corpo é constituído de manto, pé e cabeça que ostenta um ou dois pares de tentáculos sensoriais que possuem olhos, e a boca provida de uma língua raspadora. A superfície ventral do corpo do animal é modificada num pé largo e achatado, que segrega um muco. Este muco que reveste todo o corpo do animal serve para impedir a desidratação. São sensíveis à luz e desidratação. Geralmente aparecem quando o tempo está nublado e úmido. São hermafroditas. Quando o inverno termina já estão em sua fase adulta e colocam 80 ovos aproximadamente. Seus ovos são colocados no solo úmido eclodem em mais ou menos doze dias. Ficam adultas de dois a cinco meses e tem uma duração de vida dentre doze a dezoito meses. Os ovos são translúcidos e esses animais podem ter duas gerações por ano. No início a alimentação é parte do próprio ovo e logo vão para as plantas. Sabe-se que o local está infestado por lesmas pela observação dos rastros de muco que deixam por onde passam. São um problema sério em várias culturas, hortas, pomares e jardins. Alimentam-se de uma grande variedade de plantas, devorando tanto as raízes quanto a parte aérea, sempre no período da noite.Para diminuir o número de lesmas podemos ter os seguintes procedimentos:
-Colocar cascas de legumes e folhas de verdura sobre um jornal ao anoitecer. Durante a noite as lesmas serão atraídas para o alimento e logo ao nascer do sol deve-se retirar o jornal com as lesmas e matá-las;


- Colocar pano embebido em cerveja ou um pratinho com cerveja
- Realizar catação manual
- Enterrar um copo descartável no solo, com a boca para cima, ao entardecer. Depositar um pouco de cerveja dentro do copo. As Lesmas cairão dentro do recipiente.
- Se as lesmas freqüentarem o jardim, plante ao redor uma ou mais pés das seguintes plantas como uva, repolho roxo, girassol, gerânio, abóbora,..alho.
Classificação científica

Reino:
Animalia

Filo:
Mollusca

Classe:
Gastropoda

Subclasse:
Orthogastropoda

Ordem:
Pulmonata

Subordem:
Stylommatophora

Fontes:

http://pt.scribd.com/doc/55575199/7/Lesmas
http://www.psq.pt/caracois.htm
http://pt.wikipedia.org
www.pragas.com.b

http://lilliverdi.blogspot.com/

Um comentário:

mariaterezabedin2016@gmail.com