sexta-feira, 19 de agosto de 2011

As marteladas do pica-pau





Era cedinho. Hoje, fora do normal, madruguei. Sou dorminhoca assumida. Mas o dever chamava...tinha que colocar em dia várias “tralhas” e lavar algumas roupas a meu modo, como só eu sei fazer, como gosto! Mas...escuta! Que barulho é esse? Está difícil identificar....Belooooo!!! Chega aqui um momento, faz favor. O que são essas marteladas? Batidas ritmadas estranhas, de onde vem esse som? Responde o Belo sorrindo: olha que lindos! São pica-paus, não são? E eram mesmo, dois, um macho e uma fêmea. Belo casal de aves. Foi quando lembrei de alguns alunos que certamente, diante disso, diriam: pêra aí “sorinha”...que diabos! Pancadas do inferno! Qual é?É um bicho adoidado! Vai seu loco pra...que pariu. Eles tinham e tem até hoje um linguajar bem diferenciado...grosseiro, com redução das letras nas palavras, em forma de códigos e abreviações, mas ao mesmo tempo carinhoso( pena que é uma ameaça à escrita).Hoje com as redes sociais nos computadores , não “cara a cara”, os palavrões ainda são mais doentios. Não sei explicar, mas gosto de como os jovens se comunicam. São outros tempos...e, como ocorrem mudanças até prejudiciais as quais poderão afetar a linguagem e causar a dislexia e a disortográfica. Mas, virando o assunto, “de saco pra mala”,e o pica- pau? O que sei sobre ele? Quase nada...então...

O pica-pau é popularmente conhecido como pica-pau-rei, pica-pau-de-cabeça-vermelha, pica-pau-galo, pica-pau-grande, pica-pau-soldado(este?campephilus robustus). É uma ave, com cerca de 36 cm de comprimento, que tem a cabeça e pescoço vermelhos, asas e cauda escuras e partes inferiores barradas e na maioria os machos com uma crista vermelha. Vivem em bosques ou pomares e onde fazem seus ninhos abrindo uma cavidade nos troncos das árvores bem no alto. O buraco para o ninho é construído de baixo para cima, formando um corredor ascendente, para proteger o ninho da chuva e do vento. Os ovos, de 4 a 5, em cada ninhada, são brancos. Macho e fêmea chocam os ovos durante 20 dias intercaladamente, dependendo da espécie. O macho ajuda a fêmea com a alimentação dos filhotes, após o nascimento dos mesmos. Os filhotes são cegos e pelados ao nascerem, e, antes mesmo de enxergaram, já brincam de bater o bico. Geralmente abandonam o ninho após cinco semanas.
Alimentam-se principalmente de larvas de insetos que estão dentro dos troncos de árvores, alargando a cavidade onde se encontram as larvas com seu poderoso bico muito duro, comprido, reto e pontiagudo. Com sua língua cilíndrica, pegajosa, de ponta afilada e flexível pegam o alimento. Sua língua pode chegar a ser cinco vezes maior que seu bico. Por isso, o músculo do pescoço dos pica-paus é muito forte. Para protegê-los de toda essa vibração, seu crânio tem uma espessura maior que das demais aves. Para se manter na posição vertical, o pica-pau tem os pés muito fortes. Chegam a dar 100 batidas por minuto. Algumas espécies alimentam-se também de frutas, formigas e larvas de abelhas, cupins e vespas, que obtém destruindo seus ninhos.
Existem por volta de 179 espécies pelo mundo. Distribuídas por todo o Brasil, existem 42 espécies de várias cores, tamanhos e que emitem diferentes sons. Esses sons são na verdade gritos. Tem um "canto" territorial com diversos chamados. Estas vozes são complementadas por uma "música instrumental", que serve para marcação territorial, advertindo rivais, e como meio de comunicação entre machos e fêmeas. Essas aves são solitárias, sendo que só são sociáveis na época da reprodução, quando o macho atrai a fêmea dando fortes pancadas nos troncos e produz um forte zunido com as asas quando, em vôo, o casal se encontra.






Classificação científica

Reino:
Animalia

Filo:
Chordata

Classe:
Aves

Ordem:
Piciformes

Família:
Picidae
Vigors, 1825

Fontes:

http://pt.wikipedia.org
http://www.infoescola.com
http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br

4 comentários:

  1. Bela, singela e comovente postagem.

    ResponderExcluir
  2. Pois para bem da verdade admiro estas aves,agora tenho boas informações.......Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá,que maravilha de blog!!!Para quem é apaixonado pela natureza,esse é um endereço que não podemos deixar de fazer visitas,pois assim estaremos mais próximos dela...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com