quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A estranha beleza do marabu



Estávamos, o marido e eu, nos informando sobre o melhor meio de chegar a Mafra. Cidade distante 25Km de Lisboa. Gostaríamos de conhecer o Palácio Nacional, o mosteiro em estilo barroco e a biblioteca que possui uma coleção de mais de 40.000 livros com encadernações em couro gravadas a ouro. Já estava deslumbrada com tudo antes mesmo de chegar ao local. Azar! Deu tudo errado. Quase fiquei quebrada de tanto dobrar esquinas procurando informações. Não havia ônibus, trem nem metro. Mas que nada... como diz o Belo: “não tem dia perdido”. De repente, sem ao menos esperar, avistamos o portal de entrada do Zoológico em Lisboa. Não deu outra, ficamos por lá mesmo o restante da manhã. E como aproveitamos. Eu e o Belo parecíamos duas crianças admiradas, conversando com os animais. De repente disse ele: olha esse com cara de poucos amigos. Não conhecíamos aquela ave, e isso fez com que procurássemos rapidamente o nome. O dito cujo, mais estranho impossível, chama-se marabu.
O marabu é uma ave também conhecida pelo nome de cordufal.É de origem africana. Muito grande, chega a atingir uma altura de 150 cm, um peso superior a 9 kg e uma envergadura de asas de 3,5 m. Voa com o pescoço retraído, tal como uma garça. Alimenta-se de diferentes tipos de animais, tanto vivos como cadáveres, incluindo mamíferos e répteis. As presas vivas incluem térmitas, peixes, gafanhotos, lagartas, rãs, roedores, recém-nascidos de crocodilos, ovos de tartaruga, pombos, flamingos, ovos e crias de pelicano entre outros.
O bico é muito forte e grande. Tem uma bolsa pneumática rosada na base do pescoço, tem a cabeça e pescoço sem penas, dorso negro e parte inferior branca, uma gola de penas, asas negras ou cinza escura. Os jovens são mais acastanhados e possuem um bico menor. A maioridade é atingida aos quatro anos.
Desloca-se principalmente caminhando. Atingem a maturidade sexual aos quatro anos. É gregário e procria em colônias de 20 a 60 casais. Na estação seca, quando é mais fácil encontrar alimento, dado que as massas de água diminuem, constrói um ninho numa árvore ou em escarpas, utilizando galhos e folhas, onde põe dois ou três ovos que eclodem em 30 dias. As crias nascem ainda pouco desenvolvidas e passam no ninho cerca de cento e 16 dias antes de voarem pela primeira vez. Para descansar senta-se sobre os tarsos, assumindo uma postura bizarra. É muito ruidosa e vocalmente, batendo o bico especialmente durante a corte. Nessa ocasião produz também diversos ruídos com o saco do pescoço. Podem viver até 25 anos em estado selvagem e em cativeiro até 41 anos. Antigamente, os operários das indústrias têxteis empregavam penas de marabu para fazer mantas e cachecóis, guarnecer chapéus e adornar vestidos.

Classificação científica

Reino:
Animalia

Filo:
Chordata

Classe:
Aves

Ordem:
Ciconiiformes

Família:
Ciconiidae

Género:
Leptoptilos

Espécie:
L. crumeniferus

Nome binomial

Leptoptilos crumeniferus
Lesson, 1831


Fontes:
http://pt.wikipedia.org
http://www.infopedia.pt/$marabu
http://www.zoosantoinacio.com/animais.php?animal=35
http://www.brasildownloads.com.br/dicionario.php?id=182919&dic=marabu

3 comentários:

  1. Informação interessante,nunca ouvi falar...incrível.

    ResponderExcluir
  2. Se não fostes a Mafra,céus tens de voltar.

    ResponderExcluir
  3. É um previlégio saber de outras culturas e conhecimento de outras realidades.Parabéns pelo passeio.Feliz retorno.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com