sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A arruda e a façanha dos meninos



Não conseguíamos cultivar couve. Por mais que tivéssemos todo o cuidado não se desenvolviam. Após vários dias de observação notamos que as couves eram visitadas por borboletas que tinham  asas brancas e amareladas com bordas marrons, responsáveis pelo aparecimento de lagartas. Era um “prato cheio” para elas que se  alimentavam por vários dias das folha e talos indo até o extermínio total. Que lástima! Então ouvimos falar de que a arruda tem o poder de afastar os insetos. Não esperamos muito. Saímos então à procura de mudas de arruda as quais plantamos uma em cada canto do pequeno canteiro. Tiro certeiro! As borboletas não mais invadiam o canteiro de couves. Mas nesse meio tempo, entre comprar mudas, para afugentar borboletas, e plantá-las, rimos um pouco com as histórias do Bello. Como sempre, bem humorado, aumentando e fantasiando, deixou o conto cômico e trágico. Contou que a patente (vaso sanitário) onde vivia  era longe da casa. Pela noite, quando tinham que fazer xixi corriam para fora perto da casa. Era na colônia e não havia luz elétrica na época. Crianças ...cuidavam o quê? Nada. Um certo dia deu vontade de fazer pipi nos dois menores, no Bello e no irmão, um capetinha mais que o outro. Disseram: vamos ali naquela moita? Os dois concordaram. Com o passar do tempo descobriram que estavam urinando nos pés de arruda do qual o nono tirava folhas para colocar na cachaça. Deve ter ficado um licor de luxo! O nono morreu sem descobrir as façanhas dos netos.
Outros nomes: arruda-fedida, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, ruta-de-cheiro-forte, arruda- fedorenta, arruda dos jardins, arruda de cheiro.
É originária do Sul da Europa. As folhas são fortemente aromáticas. A planta atinge até aproximadamente um metro de altura, apresentando haste lenhosa, ramificada desde a base. As folhas são alternas, pecioladas, carnudas, compostas, de até 15 cm de comprimento. As  flores são pequenas e amareladas. O fruto é capsular, de quatro ou cinco lobos salientes e rugosos, abrindo-se superior e inteiramente em quatro ou cinco valvas. A multiplicação pode ser feita por sementes ou estaquias. Tem planta macho e fêmea com folhas menores.
Na medicina popular é usada para: aborto, cólicas menstruais, digestão, diabete,dor de estômago, calmante, piolhos ,conjuntivite, afugentar lombrigas, sarna, lavar feridas, expectorar,  tosse, respiração, doenças do baço, rins, asma, bexiga,ansiedade, câimbras,dor de ouvido,flebite, gases, gota, hemorróidas, calvície, inchaço nas pernas, incontinência urinária,insônia, pneumonia e é um bom repelente de insetos.
Muitos usam  atrás da orelha serve para espantar maus espíritos e mau-olhado. Os antigos usavam para afastar doenças contagiosas. A igreja, no início da era cristão, fazia raminhos de arruda para espargir água-benta nos fiéis. Na antiga Roma a arruda era usada como tempero para carnes e as mulheres costumavam andar com um ramo para defesa de doenças contagiosas e afastar males não físicos.Na Grécia ela era usada para tratar vária enfermidades e contra as forças do mal.Nos escritos de 1551 de Hieronymus Bock(Botânico) recomendava aos monges  e religiosos para que ingerissem arruda, com alimentos e bebidas para garantir a pureza e a castidade.No Sul da Europa era adicionada à grappa , em licores,com fins digestivos. Uma mistura de arruda, sálvia,losna,menta,alecrim,lavanda,cânfora, alho,noz –moscada,cravo e canela era usada para não “pegar” pestes que matava muitas pessoas por dia na Europa.
Cuidado!!! Deve essa erva deve ser administrada com muita prudência. É tóxica. Para um chá as medidas devem ser exatas.É aconselhável muita pesquisa antes de usar.
 CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Família:Rutaceae
Gênero:R.graveol
Ruta graveoleens
Nome binominal
Ruta graveolens
Fontes:

3 comentários:

  1. Com certeza o nono dizia" "Esta cachaça tem o gostinho da cana..."

    ResponderExcluir
  2. Interessante...meninos e suas histórias,famílias do nono.

    ResponderExcluir
  3. Os antigos usavam arrudas nas benzeduras para espantar maus espíritos.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com