domingo, 4 de março de 2012

A Zoeira dos Desengonçados Rabos de Palha







Caía à tarde e o silêncio tranqüilo parecia ajudar o sol brando e amarelado cair no horizonte. Restava em mim ainda muita energia e uma tarefa habitual a cumprir: dar água para orquídeas. Trabalho não remunerado que nutro como um hobby diário e agradável preenchendo o intervalo de muitas horas  cotidianas com retorno alegre, compensador, recheado de magia e cor. No percurso o silêncio foi cortado por um barulho estranho um tanto sincronizado que vertia do espaço ao redor. Bem, a água para as orquídeas ficou para mais tarde. Tinha que descobrir o que era aquele estardalhaço de som espalhafatoso. Uma zoeira infernal dando a sensação de pânico, angustia  e muito desespero. Meus olhos rapidamente se voltaram para o campo ao lado. Não precisou grande esforço nem muita concentração, logo descobri de onde  partia aquele barulho: ousadia de um grande bando de pássaros esquisitos e desequilibrados. Era quase um compromisso, tinha que registrar o fato. Logo fui tirando várias fotos daquelas aves. Eram como chamamos por aqui, Rabos de Palha.
O Rabo de Palha é também conhecido com os nomes de anu-branco piririgua, alma-de-gato, pelincho (no RS) ,pilo, piriguá, quiriquiri, quiriru, guirá-acangata, anu do campo e guira guira, Tem aproximadamente 40 cm de comprimento, de cor branco amarelado com bico forte e curvo cor de laranja  quando jovem e cinzento quando adulto. Os olhos são alaranjados, o dorso é marrom e o peito esbranquiçado.  São sociáveis e vivem em pequenos bandos tanto na cidade como nos campos e beira de matas. Pousa de modo muito desajeitado, levantando a cauda comprida mesclada com preto dando a impressão de que vai capotar: para frente e para trás. Muitas vezes podemos observar uns correndo atrás dos outros sobre as costas para penetrar com mais facilidade na capoeira. Gostam de apanhar sol e banhar-se na poeira, ficando a plumagem às vezes tingida com a cor da terra do local ou de cinza e carvão, sobretudo se eles correrem antes pelo capim molhado, o que torna suas penas pegajosas. Pela manhã e após as chuvas, pousam de asas abertas para enxugarem-se. À noite, para se esquentar, juntam-se em filas apertadas ou aglomeram-se em bandos desordenados.
Exala um cheiro forte que atrai morcegos e animais carnívoros. Alimentam-se de gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes, lagartas, lagartixas, camundongos e filhotes de outras aves, peixes e também comem frutas e sementes.
O ninho é construído pela fêmea em forquilhas de árvores a aproximadamente cinco metros do solo. Põe de quatro a sete ovos esverdeados com uma camada calcária de alto relevo. O ovo tem de 17 a 25 % do peso da fêmea. Fazem ninhos individuais ou coletivos, neste último, sendo encontrados até vinte ovos. Os filhotes abandonam o ninho antes de voar e são alimentados por algumas semanas mais.
Ocorre do sudoeste do Amapá e do estuário amazônico à Bolívia, Argentina e Uruguai.
Voz: alta e estridente: "iä, iä, iä" (chamada e grito durante o vôo); "i-i-i-i" (advertência); seqüência fortemente descendente e decrescendo de melodiosos "glüü" (canto); cacarejo baixo.
Com dimorfismo sexual (ocorrência de indivíduos do sexo masculino e feminino de uma mesma espécie com características físicas não sexuais marcadamente diferentes). A função destas diferenças, em muitos casos, está relacionada à luta dos indivíduos pelo direito de se reproduzir, usando tais caracteres para lutar por um(a) parceiro(a), ou impressioná-lo(a) com os seus dotes.
Classificação científica:
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:aves
Ordem:Cuculiformes
Família:Cuculidae
             Crotophagidae
Gênero:Guira
Espécie: G.Guira
Gmelin,1788




3 comentários:

  1. Foram presenças na minha infância.Acho-os lindos,mas são mesmo espalhafatosos...alegres.

    ResponderExcluir
  2. Gosto dos pelinchos pois eles "limpam" os pátios dos insetos. Fazem verdadeiros "arrastões" por onde passam.

    ResponderExcluir
  3. Adoro o baralho dos que fazem quando voam......bicharada alegre.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com