segunda-feira, 9 de abril de 2012

O diálogo com Dona Confete




O diálogo com Dona Confete
Eis um diálogo, não muito interessante, que tomou pequena parte de meu precioso e prazeroso tempo de descanso. Encontrava-me falando “com meus botões” e um pouco fora de órbita quando tudo aconteceu. Fazia silêncio naquela noite escura quando ocorreu em minha mente uma visualização de Dona Confete que permitiu uma relação bem próxima e com muita intimidade comigo. Surgiu, brevemente, uma pequena comunicação meiga e muito amistosa. Dona confete, para que possam entender melhor, é uma folhagem que observo diariamente com muito cuidado. Vendo-a, em minha imaginação, estática, ali parada, não muito empolgada, sem que o vento tocasse suas folhas, falei para ela:
- Não esquente a cabeça, minha pequena sardentinha. Se não fossem essas pintinhas não serias tão bela. Não vais responder? Tudo bem, então escuta mais um pouco: já te disseram que tuas sardas são lindas? Se tu te olhares no espelho, com certeza não irás achar indesejáveis essas manchinhas que tens em tuas folhas. Elas te dão um charme muito especial e delicado dando um reflexo encantador, em qualquer ponto de tua imagem. Sejas mais exultante! Fale comigo, continue o assunto antes de sumir e ir se rastejando de meus sonhos. Se não falas ...pronto...não falas...então eu digo baixinho e depois vai...sai de meu pensamento.
Tuas pequenas e belas sardas
Que se por ventura um dia somar
Verás, são mais que uma jarda
Confetes que te fazem sublimar
A face-sardenta ou confete, originária de Madagascar, é uma folhagem de textura muito delicada com folhas pequenas e, de acordo com a variedade, podem apresentar cores diferentes, podendo ter pintas brancas, róseas ou vermelhas em um fundo verde ou verde-avermelhado. As flores são pequeninas e de cor rocha. É de fácil cultivo em meia sombra ou pleno sol. A multiplicação pode ser feita por sementes ou estacas. O efeito se torna harmonioso se cortarmos as pontas quando crescem muito. Não tolera frio intenso. Pode ser plantada em vasos e no paisagismo pode assumir diversas funções como forração, maciços, bordadura em canteiros, além das diversas composições que podem ser feitas com outras espécies de plantas. O ciclo de vida é perene.
Classificação científica:
Reino: Plantae
Divisão: magnoliophyta
Classe: magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Acanthaceae
Gênero: Hypoestes
Hypoestes phyllostachya
Fontes:

5 comentários:

  1. Ainda não consigo falar com as plantas,mas sei que um bom exercício de relaxamento espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Encantadora poesia e saber ouvir as plantas.Bom.

    ResponderExcluir
  3. Sim ficamos iluminados com as plantas.Elas enfeitam a vida.

    ResponderExcluir
  4. Ouvir estrelas,ouvir plantas,presentes da vida.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com