sábado, 14 de fevereiro de 2015

O aguapé em outro céu. Maria Tereza Bedin Maneck





Já perceberam que os encontros, reuniões ou festas familiares, parecem estar aos poucos saindo do desgaste e voltando aflorar aos poucos. Tive a oportunidade de ir, e em vários desses encontros estive presente por convites. Mas como ninguém se encontra sozinho...é necessário marcar a visita...a reunião ou o encontro. E assim aconteceu com meu marido no ano passado. Ele sempre falava em se encontrar com os parentes...só falava. Um dia, em uma dessas conversas das redes sociais, ele encontrou um primo e logo foram falando, relembrando os tempos de criança, as aventuras, as artes...os familiares. Desse bate-papo, surgiu a idéia de então fazer um encontro da família. O encontro da família Malfatti. E não demorou, tocaram para frente e o encontro aconteceu em Dois Lajeados, Serra Gaúcha Acredito tenha sido o encontro de família mais divertido do mundo. Uma festa italiana! Muita comida, muita risada...gargalhadas, gestos, afetos carinhosos assim como... tu ta gordo! Corado... Bonito. Há, e os contos...cada um tinha um conto que fazia questão de contar. Sem falar da gaita, dos cantos e dos pares dançando. Após muito vinho e já estonteados...cansados, resolveram fazer um passeio para ver as casas onde moravam. É claro, fui junto. Admirando tudo...casas de pedras, capitéis, caminhos antigos...abandonados. Quando, de repente, um enorme açude que eles chamavam de paluda (em italiano açude é paluda). Essa paluda, semelhante a um céu,se encontrava transbordando de patinhos. Não, não é o que estão pensando...não eram aves. Eram aguapés. Que deslumbrante! Tanto que eu queria uma daquelas plantas no meu jardim. Agora pareciam despencaram do céu aos meus pés. Muito certo, enquanto a turma estava entretida, achei um jeito de arrastar para fora da água uma maçaroca deles. Até agora não esqueço, pareciam suspensos, flutuando, bailando ao toque do vento livremente. Alguns enroscados em paus, pedras e outros obstáculos. Outros até pareciam estar preso ao solo, no fundo do açude, Um rendado natural construído ponto a ponto. Um arranjo enfeitando a solidão. Suplicando para não deixar morrer o passado. Hoje, aqui no novo ninho o patinho floriu. Um novo céu bordado. Que espanto! Que encanto!
 O vegetal aquático chamado de  aguapé (do tupi  awa’pé ) é também conhecido como orelha–de-veado, pavoá, rainha-do-lago, uape, uapê, patinho, baronesa, orelha-de-jegue, miriru, camalote, dama do lago, aguapé-de-flor-roxa, murumuru, murerê,mururé( do tupi muru’ré)  mureru,mururé-de-canudo, orquídea-d’água, gigoga,  pareci e  pavoã . Em Portugal e Angola é conhecido como jacinto-de-água  por ser muito parecida com a flor  do vegetal  terrestre, o jacinto.
Esta planta possui raízes longas que podem chegar até um metro, rizomas, estolões, pecíolos( cheios de cavidades de ar ) folhas e inflorescências.As flores tem pétalas lilases( azuis/violetas) com margem lisa e uma mancha amarela na pétala superior. A parte do vegetal que fica fora da água pode ir de centímetros até um metro aproximadamente. Tem muita água - 95%. A reprodução ocorre por sementes e brotações. Vivem em rios lentos, lagos e lagoas de água doce. É um filtro natural que tem a capacidade de incorporar, em seus tecidos, grande quantidade de nutrientes. Suas raízes longas, com muitas bactérias e fungos, atuam sobre as moléculas tóxicas, quebrando sua estrutura e permitindo que a planta assimile estes componentes tóxicos. Assim são utilizados na despoluição de lagos e outras águas paradas poluídas. Servem de habitat para a fauna, desde microorganismos até aves. É usada como alimentação de animais, na Índia, produzem gás metano para alimentar os geradores de energia elétrica, construção de armadilhas de peixes, adubos, tijolos do tipo adobe, produção de papel, nas ornamentações, confecção de esteiras, cordas, cadeiras, cortinas, cestas, bolsas. Os índios Guató usavam essa planta no Pantanal par fazer esteiras para dormir, atualmente eles fazem artesanatos com o pecíolo da flor. Tem propriedades medicinais se forem cultivadas para esse fim. Indicados para febre, hepatite, excitação nervosa, furúnculos, abscessos e rins. Usados em decocção ou maceração das folhas para hepatite. A mucilagem se aplica sobre furúnculos e abscessos. A  infusão das flores é utilizada como febrífuga e diurética.
Classificação científico.
Reino:   Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe:  Liliopsida
Ordem: Commelinales
Família: Pontederiaceae
Gênero: Eichhornia
Espécie: Eichhornia crassipes
Sendo Eichhornia uma homenagem ao ministro prussiano Eichhorn – crassipes, do latim, pé gordo, relativo ao pecíolo inflado
FONES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mariaterezabedin2016@gmail.com