sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mariposa

Tivemos uma surpresa encantadora ao regarmos uma samambaia.Estava alí, parada,imóvel, uma linda mariposa.Vamos falar um pouquinho sobre esse animal,que não descobrimos porque,mas chamam de bruxa.
As mariposas são insetos lepidópteros da divisão dos heteróceros.Tem antenas filiformes ou pectinadas e, em algumas regiões, os espécimes de maior tamanho e de coloração escura são chamados de bruxas. O que mais difere as mariposas das borboletas, são que as borboletas possuem antenas finas e com uma pequena esfera na ponta, já as mariposas possuem antenas diferenciadas de acordo com sua espécie, as mariposas assim que pousam deixam suas asas abertas e as borboletas colocam suas asas de maneira vertical, as mariposas tem hábitos noturnos diferente das borboletas.
As mariposas dormem durante o dia e saem à noite à procura de alimento. Elas bebem água e se alimentam de seiva das árvores e de outros líquidos, além de néctar. Entre os inimigos naturais do inseto incluem-se as aranhas, as aves, as rãs, os sapos, os lagartos e outros insetos maiores. Como poucas mariposas são capazes de lutar, a maioria foge voando ou se esconde. Geralmente põe seus ovos sobre plantas. Após a eclosão do ovo, surge uma larva que usualmente come a casca do ovo e, a seguir, começa a devorar a planta ou o material em que foi depositada. As larvas se transformam em pupas. A pupa, por sua vez, vira uma mariposa adulta. O processo total de transformações é denominado metamorfose
Classificação científica:
Reino:
Animalia

Filo:
Arthropoda

Classe:
Insecta

Ordem:
Lepidoptera


Curiosidade:

Mariposa Imperador – a maior do mundo – Ela tem 30 centímetros da extremidade de uma asa à da outra e o corpo branco e acinzentado. As asas parecem ter recebido pinceladas de desenhos geométricos, pintados de preto, cinza e marrom (clique na foto para aumentar). O nome científico é Thysania agrippina, É a maior mariposa do planeta.

8 comentários:

  1. É fácil entender porque chamam-nas de 'bruxas'...seu aspecto horripilante já explica tudo....! :P

    Abraços...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comentário tolo este do anônimo. De que as mariposas tem aspecto horripilante. Tem muitas com aspecto lindo.

      Excluir
    2. Olha aqui eu adimiro e e pra todos eu nao aceito vc falarem isso beijos juju

      Excluir
    3. Concordo adoro mariposas eu tenho uma em casa

      Excluir
  2. gostaria de saber o nome ciêntifico da mariposa preta

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu não sei o nome científico. É muito difícil responder sem ver a mariposa. Você poderá procurar em algum site específico por comparação. Obrigada. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. muito legal para fazer pesquisas escolares...

    ResponderExcluir
  5. muito legal para fazer pesquisas escolares...!!!!!

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com