sábado, 27 de fevereiro de 2010

Filhote de Lagarto


Era uma vez..............não, não é uma "estorinha" de Monteiro Lobato.É real mesmo.Todos os dias esse filhotinho de lagarto vem tomar sol.Falo com ele para que fique “aquerenciado” por aqui.Um dia desses até já posou para foto.
Um pouco sobre esse animal:
Os lagartos ou sáurios constituem uma sub-ordem de répteis escamados.
São geralmente carnívoros, alimentando-se de insetos ou outros pequenos animais.Existem também lagartos omnivoros(alimentam-se de qualquer coisa) e herbíboros.
São inofensivos e úteis na agricultura pela grande quantidades de insetos que comem.
É um dos grupos mais numerosos dos répteis. Tem cerca de 3 mil espécies de lagartos.
Vivem perto da água, como rios, lagos, pântanos ou praias. Possuem grande agilidade na água, mas na terra são relativamente lentos.
Os lagartos têm quatro pernas, cauda comprida, pálpebras móveis e orifícios auditivos externos.
Alguns tipos de lagarto são capazes de regenerar partes do seu corpo, como a cauda, e até patas perdidas.
Reproduzem-se sexualmente. A maioria põe ovos (ovíparos), outros são vivíparos ou ovovivíparos(o embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe). O macho forma os espermatozóides e os introduz no orifício feminino que se comunica com os órgãos reprodutores. Em um processo denominado fecundação ou fertilização, os espermatozóides unem-se aos óvulos dentro do organismo da fêmea. Os óvulos fertilizados desenvolvem-se então até constituir novos animais.
Classificação científica:
Reino......... ...Animalia
Filo........ . .....Chordata
Classe............Reptilia
Ordem...........Squamata
Subordem.....Sauria

3 comentários:

  1. lá no começo, história é com (h) e nâo com (I)

    ResponderExcluir
  2. Realmente tens razão. Não é com I mas sim com E, isto é, "estória" pois, quando não se trata da História como ciência, escreve-se com E. Lamento o lapso na troca de I por E. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Aqui onde moro tem mtos lagartos, eles ficam em terrenos baldios tomando sol. Sao bichinhos mto bonitos e interessantes, obrigada pelas informaçoes :)

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com