domingo, 14 de março de 2010

CIGARRA

Estou com sorte para fotos...a cigarra ficou bem quietinha,parecia que tinha medo de se mover.Olhem só, abaixo do texto, que belo exemplar pousou bem na minha frente.

Quem já não ouviu falar: "Era uma vez uma formiguinha e uma cigarra, muito amigas. .Durante todo o outono a formiguinha trabalhou sem parar...



Moral: Aproveite sua vida, saiba dosar trabalho e lazer, pois trabalho em demasia só traz benefício em fábulas do La Fontaine.

São insetos com mais de 1.500 espécies conhecidas sendo que a Carineta fasciculata pode ser considerada como a espécie brasileira. No período quente do ano, os machos entoam canções estridentes, agudas e ensurdecedoras para atrairem as fêrmeas. Cada espécie tem um som diferente. Para isso esses insetos possuem um aparelho com membrana que vibram por contração dos músculos. Essas membranas ficam nos lados do primeiro segmento abdominal na parte ventral. Algumas das espécies maiores conseguem atingir os 120 decibéis. Algumas alcançam uma sonoridade tão aguda que seu canto não é percebido pelo nosso ouvido. Quando assim o som é percebido por cachorros que uivam devido à dor causada pelo som. As cigarras se protegem desse som que elas emitem, pois tanto o macho como a fêmea possuem um par de grandes membranas que funcionam como orelhas. Essas membranas são os tímpanos, que fazem conexão ao órgão auditivo por um tendão que reage quando o macho canta dobrando-se.

O tamanho desses insetos varia entre 15 milímetros até pouco mais de 65 milímetros de comprimento e atingindo até 10 cm de envergadura. Possuem um "bico" comprido para se alimentar de seiva de plantas.
São pragas para algumas culturas, pois as ninfas (fase jovem da cigarra) alimentam-se da seiva das raízes de plantas ocasionando ferimentos, entrada de fungos e perda de líquidos. A ingazeira, os eucaliptos, cafezais e abacateiros são exemplos de plantas hospedeiras prejudicadas pelas cigarras.
Após o acasalamento, as fêmeas depositam os ovos em rachaduras nos caules de plantas hospedeiras e morrem logo depois. Depois que os ovos eclodem, as ninfas descem por fios de seda até o solo, onde elas ficam a maior parte da vida, depois sobem nas árvores e sofrem uma metamorfose, a chamada ecdise, se tornando adultas. No Brasil, o ciclo de vida desses insetos dura um ou dois anos, Em outros países, como os Estados Unidos, o ciclo de vida das cigarras pode chegar até 17 anos.
As cigarras servem de alimento para besouros, alguns mamíferos, como o tatu, e por formigas predadoras que vivem nos solos.

Cigarra negra
Classificação científica
Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Subclasse: Pterygota

Superordem: Exopterygota

Ordem: Hemiptera

Subordem: Homoptera

Infraordem: Auchenorrhyncha


Famílias
Cicadidae
Tettigarctidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mariaterezabedin2016@gmail.com