segunda-feira, 24 de maio de 2010

IRRIGAÇÃO & VIDA







Irrigação é um método que fornece água ao solo para suprir as necessidades hídricas das plantas. A história da irrigação começou no Egito aproximadamente 5.000 anos atrás. O Faraó Ramsés III propiciou a construção de diques, represas e canais,para melhorar o aproveitamento das águas do Rio Nilo .Hoje a irrigação é tida como sinônimo de eficiência e segurança .O Brasil possui uma das maiores reservas de água doce do mundo. Esta constatação nos deixa acomodados. Geralmente não pensamos na possibilidade de períodos de estio quando fazemos uma plantação em um jardim , pomar, horta e lavoura. Assim, nos brasileiros, na maioria das vezes, não usamos técnicas de irrigação podendo assim ocasionar “dor de cabeça” por prejuízos em relação aos objetivos propostos na hora do plantio.
Práticas que conduzam a um manejo de irrigação eficiente, no qual haja redução das perdas, seria uma preocupação e um gasto a menos tendo em vista os benefícios que surgirão.
Há poucos dias observei o sistema de irrigação por gotejamento usado em Israel. Esse sistema possibilita economizar água e garantir ao solo umidade necessária para produção.
O sistema de gotejamento enterrado é exemplo de economia de água, redução de custos e aumento da produção, além de possibilitar menor impacto ambiental no solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mariaterezabedin2016@gmail.com