sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011





Sabem, aquele ventilador de teto, uma engenhoca de mau gosto que colocam no centros dos ambientes. Pois é, eu sempre relutei em ligar essa geringonça. Mas em um dia abafado, sufocante e infernal resolvi testar. Fiquei estendida no sofá, quarando...olhando para o teto e aquilo fazendo malabarismo adoidado, sempre igual, eu só via uma roda feita pelas palhetas,tão grande a velocidade. Grande ou pequena são medidas que dependem de cada observador. Mas isso não importa e, é óbvio, que eu não fiquei ali por muito tempo. Com minhas pernas inquietas (o mal de 5% da população de meia idade) saí por aí ... desci para a praia e fiquei observando o mar, as pessoas, o tempo, mas tudo parecia ficar girando ...minha retina ainda não estava bem acomodada. Olhei para baixo e comecei a fazer com o pé e com o corpo, movimentos de corrupio, assim como aquele doido ventilador. Vai e vem, vem e vai, até que meu pé girando, deu de encontro com algo espinhento, uma casca dura ,com matizes de bege. O que é isso? Pára pé! E o pé, aos poucos, foi perdendo a velocidade... grande coisa! Uma casca de siri!!!
São animais de casca dura (crustáceos) com dez patas – parente próximo do caranguejo – com um pouco a mais de agilidade devido o último par de patas que são nadadeiras.Os ovos ficam abaixo do abdome. A fêmea Podem levas dois milhões de ovos. O tempo de incubação é de 15 a 17 dias aproximadamente. Tem um período larval de de até 24 dias. A alimentação é a base de crustáceos pequenos,moluscos, e outros pequenos animais mortos. A carne do siri é muito apreciada daí seu valor comercial.
.

Wikispecies

Callinectes sapidus

Classificação científica

Reino:
Animalia

Subordem:
Pleocyemata

Infraordem:
Brachyura

Superfamília:
Portunoidea

Família:
Portunidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mariaterezabedin2016@gmail.com