quinta-feira, 30 de junho de 2011

Um exemplar muito exemplar





Por menor que seja uma viagem que eu faça, por mais insignificante que ela possa parecer, não consigo deixar esse espaço de tempo passar despercebido. Então, coloco todos os sentidos em ação e logo encontro o que me fascina, mesmo não sendo extraordinário eu vou descobrindo, desvendando...pesquisando...encontrando esplendor no quase nada. Só que nessa semana não foi “no quase nada”. Quando fomos ao mercado em Santa, o Belo ficou encantado com uma orquídea amarela e logo foi perguntando se eu havia gostado. É claro, além de não termos um exemplar igual, ela, a orquídea estava ali muito linda, mas parecendo querer sair para outro ambiente por estar misturada com amendoim, pipoca, rapadura...vinho entre outros. É festa junina. É São João! Diante de tanta beleza não poderia ser diferente – logo o Belo colocou a flor no carrinho junto com as demais compras.
As orquídeas Phalaenopsis são popularmente conhecidas como Phals, uma forma abreviada ou orquídea traça por sua semelhança com as traças em vôo. São também conhecidas como borboletas. São originárias da Ásia e do Norte da Austrália. Apresentam flores vistosas, coloridas, que variam do branco ao vermelho, passando pelo amarelo, creme-esverdeado, roxo,estriadas e incontáveis nuances de cores, pintalgadas ou não, principalmente nas espécies híbridas.do cruzamento de espécies em cativeiro.
Dicas para o cultivo das Phalaenopsis:
-Se ao comprar estiver embalada para presente, retirar da embalagem e colocar em um lugar iluminado e ventilado, de preferência onde a planta receba o sol da manhã.
-O substrato pode ser composto por fibra de coco, casca de pinus, carvão, casca de arroz carbonizada, semente de açaí carbonizada ou até mesmo uma mistura deles.
-O substrato deve ser mantido levemente úmido, não devendo ser encharcado, caso isso aconteça suas raízes apodrecerão e a planta morrerá. Regar quando o substrato estiver seco. Se a temperatura estiver muito alta,regar mais seguido e preferencialmente no amanhecer ou entardecer, quando os estômatos estão abertos. Estômatos abertos são receptivos a nebulização úmida do ar para absorver os nutrientes, o mesmo ocorrendo com os micro poros que compõem todo o enraizamento da planta. Para evitar acúmulo de água na junção de suas folhas, o ideal é cultivar a planta um pouco inclinada.
-É ideal cultivar em ambientes fechados ou apartamentos, desde que o local tenha ventilação natural e boa luminosidade indireta e esteja exposta a um mínimo de luminosidade solar entre 7 e 9 horas da manhã ou das 16hs até o anoitecer. No habitat de origem, as Phalaenopsis se desenvolvem em baixas altitudes de florestas tropicais asiáticas onde a temperatura média diurna varia entre 28 e 35º C e noturna na faixa dos 20 a 24º C e sob luminosidade natural filtrada pela copa das árvores.
-Na adubação de manutenção e crescimento há quem faça o uso de adubo cristalizado e que deve envolver além dos micronutrientes já incorporados na fórmula química, os macronutrientes N-P-K na proporção 10-10-10 ou 20-20-20. Para floração a composição muda para reforço maior em Fósforo (P) e pouca coisa a mais em Potássio (K)– válido para a maioria das orquídeas – na fórmula 10-30-20. Adubação orgânica composta pela mistura de torta de mamona substituindo o Nitrogênio (ureia) químico (N), a farinha de osso ou de ostras substituindo o Fósforo(P) e cinzas de madeiras diversas no lugar do Potássio (K), são excelente variante de adubação para orquídeas.
-Costumam nos presentear com uma nova floração na mesma haste floral onde tenha tido floração anterior, soltando nova inflorescência nos nódulos velhos (ou gemas), por isso, mesmo depois da floração recomenda-se não cortar a haste até que ela esteja totalmente ressecada ou cortar com uns 20cm e em seguida cauterizar o ferimento com uma colher quente e/ou passar pasta de canela em pó úmida evitando fungos e bactérias.
-Em algumas situações a planta poderá desenvolver nos nódulos velhos, novas mudas. Borrifar solução de água filtrada com complexo vitamínico B ou hormônio enraizador (tiamina de boro ou 2 comprimidos de BENERVA esmagados e dissolvidos num litro de água - e ácido giberélico). Somente destacar as novas mudas quando estas estiverem com as folhas duplas crescidas e apresentando enraizamento. –
-Muitos usam canela em pó colocada na palma da mão e soprando-a sobre as raízes visando proteção contra fungos e bactérias.
-O sol em excesso, combinado à falta de água poderá provocar manchas amarelas.
-Quando o dia estiver muito quente, é bom pulverizar a planta pela manhã, somente as folhas (evitar o acúmulo de água na parte central das folhas). O substrato deve estar sempre úmido, nunca encharcado.

-Quando saudáveis, as folhas são verde-escuras, se as folhas têm um tom de amarelo, significa que a planta está sendo muito exposta ao sol. A melhor maneira de testar se a luz do sol ou a luz artificial é suficiente, colocar a mão na luz e na seleção para a sombra. A distância correta deve produzir uma sombra embaçada e não uma bem definida.
Fontes:
http://www.lifestyles.com.br/
http://amoorquideas.blogspot.com
http://floresiflores.blogspot.com/

6 comentários:

  1. Todos as flores encantam mesmo aqueles que não entendem.Agora esta orquídia é mesmo encantadora,a delicadeza do amarelo...é linda,belo presente.

    ResponderExcluir
  2. Estes presentes tocam o coração de quem recebe,verdadeiramente ela é linda,perfeita,obrigada pela informação sobre o cuidado,principalmente da luminosidade.

    ResponderExcluir
  3. Welcome as a follower on my blog, you have a really neat blog. I join also as a follower.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo seu comentário doce no meu blog. Bom ouvir algo do Brasil.
    Viva o Google Translate:)

    ResponderExcluir
  5. Belo exemplar parabéns.Belo gesto de amor.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com