sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A Fiteira que ofuscava os olhos







               
Amanhecia e anoitecia, subia e descia, ia e vinha e eu sempre permanecia com o mesmo pensamento. A idéia passava o dia na cabeça, parecendo uma sombra...um fantasma, martelando com uma insistência perturbadora a fim de encontrar uma resposta sem o mínimo de esforço,desde o amanhecer até o anoitecer. Pois é, assim ocorreu desde que eu vi uma planta e fiquei intrigada e encantada com os frutinhos de um tom vermelho radiante e brilhante que ofuscava os olhos mais parecendo bolinhas de  porcelana do que  massa orgânica. Sem nenhum retorno, comecei a indagar um e outro e nada de saber o nome da boniteza (palavra que incorporei ao meu dicionário informal, citada por uma zeladora de um prédio quando se referia a beleza de uma pessoa – dizia que a boniteza valia menos do que a sabedoria ). Passaram-se uns quatro dias e não me contive, sai com uma folha pelas ruas e moradias até que uma jovem senhora, cultivadora de folhagens, com muita gentileza se expressou: é uma fiteira! Que esplendor!   Tens uma muda? E o assunto foi tomando forma. Ótimo, descobri o tão procurado nome. Não deixando por menos resolvi fazer uma busca no Google. Mas como sempre tem a hora da bobeira, coloquei somente fiteira. Que “rolo”! o que mais aparecia era:mulher teatral na maneira de falar ou gesticular: mulher que gosta de exageros; procura criar uma outra personalidade da pobreza da sua; mulher que faz fitas; vendedora de fita; mulher fingida; galanteadora; namoradeira...vitrine de loja. E ai foi rodando o tempo quando percebi que seria melhor procurar por figuras. Viva! mil vezes ...agora sim tudo esclarecido, deixo aqui para  curiosos ou para quem gosta de plantas assim como eu ou um pouco mais ...ou menos.
A fiteira é também conhecida como coqueiro-de-vênus, cordiline, dracena, boa sorte planta, palmeira lily, dracena vermelha, lírio palma Sua origem é da Ásia, Polinésia, Oceania, Malásia e Índia. As flores são pequenas perfumadas e numerosas de cor brancas, rosa  e perfumadas. As folhas são lanceonadas  e de coloração verde , vinho, vermelha,roxa,rosa, marrom variando com creme a amarelo em uma combinação de cores. Os caules são delgados eretos e rodeados de cicatrizes foliares e de cor marrom claro. Os frutos são pequeninos  arredondados, brilhantes e vermelhos. É usada pelos sacerdotes Kahuna e chefes Ali’i , no Havai,em rituais. Também usadas para traçar fronteiras, para descer colinas, amarrando várias folhas, em uso medicinal como anti séptico e diurético. Dos rizomas pode ser feito licor( okolehao)  cozendo e embebido em água  ou destilada como aguardente . Podem ser cultivadas isoladas em vasos e formando maciços, conjuntos e bordaduras no jardim, principalmente junto a muros. As folhas, no Havai  podem ser aproveitadas para embalagem de alimentos, revestimento de mês,capa de chuva, roupas, saias de hula, sandálias tolera muito bem o frio e multiplica-se por estacas e mais raramente por sementes.
Classificação científica
Reino........Planae
Divisão......Magnoliophyta
Classe.......Liliopsida
Ordem.......Asparagales
Família      Asparagaceae
Gênero......Cordyline
Espécie      C. fruticose Cordyline
Fruticosa
(L) A
ChevSinônimos:
Espargos
terminalis L.
Convallaria fruticosa L.
Cordyline terminalis  Kunth
Dracaena terminalis Lan
FONTES;




Um comentário:

  1. A autora tem um estilo encantador. Prende a pessoa, deixando-a curiosa para ver o desenlace e leva-a até o fim, para depois apresentar um lição científica. Não é somente este texto, mas praticamente tdos os publicados em seu blog. Parabéns.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com