quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Louva-a-Deus

Na noite de 28 de janeiro de 2010,recebemos um visitante muito especial:Um Louva-a-Deus.Imediatamente foi fotografado.Ele tem esse nome porque quando pousa lembra uma pessoa em oração. É um inseto grande, com cabeça triangular, tórax fino com e abdómem bem desenvolvido. A alimentação é geralmente a base de pequenas borboletas, moscas, gafanhotos, grilos e até mesmo outros louva-a-deus ou até afíbios.
A caça é feita em geral de emboscada, facilitada pelas capacidades de camuflagem , pois tem a cor, que varia do verde ao marrom que serve de disfarce entre as folhas ou no chão Não possuem veneno.Possuem garras nas pernas anteriores, para segurar a presa enquanto é consumida.São bem vindos pelos jardineiros e agricultores , pois ajudam na diminuição de pragas.
O acasalamento ocorre por volta do Outono. A fêmea muitas vezes acaba por matar e comer os machos durante ou depois do ato. A fêmea põe entre 10 e 400 ovos numa cápsula endurecida que deposita no chão,na superfície plana, ou enrolada numa folha. Esses ovos eclodem dentro de aproximadamente 24 dias. Em algumas espécies, a fêmea permanece perto da cápsula e a protege contra os predadores. Os filhotes nascem como ninfa, (quase igual ao adulto)pequenos, sem asas e órgãos de reprodução
Há cerca de 2000 espécies de louva-a-deus. Seu nome popular decorre do fato de que, quando está pousado lembra uma pessoa orando.
Na China o inseto é venerado, tendo inclusive estilos Tang Lang do Kung Fu (arte de luta humana) baseados movimentosno movimento do louva-a-Deus,criada por Wang. . Na China existem brigas de louva-a-deus, semelhantes às brigas de galo no Brasil. Prendem-se dois louva-a-deus numa gaiolinha e se observa a luta, que termina sempre em canibalismo.
.

Nome comu: Lova-a-Deus, põe-mesa, ponhamesa, esperança e bendito
Classificação científica

Nome científico: Mantis religiosa

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Mantodea
Família: Montidae

2 comentários:

  1. O nome científico Mantis religiosa se refere a uma espécie européia, a mais comum da região.
    A família do animal em questão (fotos) é Photininae
    (Obs: existe um erro na família descrita acima. O nome correto é Mantidae)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela colaboração...volte sempre. Pouco sei

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com