sábado, 13 de março de 2010

GAFANHOTOS

Eram três...cinco...sete...muitos, na área dos fundos da casa, fazendo malabarismo,com seus saltos sincronizados.Eram vários gafanhotos. Ufa! que alívio, consegui umas fotos,com poses significativas. Agora poderão sair a vontade, para seus passeios noturnos, já registrei os belos momentos.Mas, falando sério:gafanhoto fica encantado com o céu estrelado,cruzeiro do sul, ou as fases da lua? Não, não possuem hábitos noturnos. Vamos ver como vivem essa legião de malfeitores animais.

Insetos caracterizados por terem o fêmur das pernas posteriores grandes e fortes, o que lhes permite deslocarem-se aos saltos. Conseguem saltar distâncias 20 vezes superiores ao seu comprimento. Possui dois pares de asas, mas só as de trás mexem-se para cima e para baixo durante o vôo. As asas da frente, que ficam paradas, servem para proteger e sustentar o ele no ar. Tem dois pares de órgãos cortadores, a mandíbula e a maxila.

Os gafanhotos são herbívaros, se alimentam de folhas. Algumas espécies formam enormes enxames que podem devorar plantações inteiras. Uma nuvem de gafanhotos, como as da espécie brasileira Rhammatocerus schistocercoides, começa a se formar quando a população cresce e precisa buscar comida. O número de insetos nascidos depende do clima na hora da reprodução. Uma fêmea costuma pôr 25 ovos a cada postura. Como elas se repetem ao longo do dia, uma única fêmea pode liberar centenas de ovos em 24 horas.
Depois de um mês, os ovos eclodem e dão origem a gafanhotos jovens, chamados de ninfas. Alimentam-se de arroz, milho, cana e outros vegetais. Nessa fase só pulam, movendo-se até 100 metros por dia. Cinco meses após o nascimento, o gafanhoto já tem asas e mede de 5 a 7 centímetros. Se a concentração de insetos numa área for grande, eles se juntam em bandos e viajam em nuvens voadoras em busca de alimentos>podem andar dezenas de quilômetros por dia.O gafanhoto brasileiro ataca apenas a base das espigas das plantas, porque é nessa região que se concentra a seiva bruta, o alimento rico em açúcares que vai nutrir os frutos.Destroem tudo e partem em busca de mais alimento.

Segundo a Bíblia, a invasão dos gafanhotos é a oitava das dez pragas que Deus lançou no Egito para libertar o povo hebreu escravizado por um faraó. Pela área de ocorrência desses bichos, as espécies mencionadas no Antigo Testamento devem ser a Schistocerca gregaria e o gafanhoto conhecido como Locusta migratoria. Elas atingem altitudes de até 3 mil metros e pegam carona em correntes de ar. Os gafanhotos bíblicos viajam por milhares de quilômetros sem escalas de até três dias, cruzando o Atlântico.

Alguns povos utilizam esse animal como proteína.Esse costume já vem de anos passados,pois existem fatos narrados como: (São Mateus 3,4)
João usava uma vestimenta de pêlos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.


.
Possui aproximadamente 10.000 espécies e cada uma tem sua própria canção original. Com algumas exceções somente os machos podem cantar. Durante a corte de acasalamento, os gafanhotos masculinos podem se alternar cantando canções, competindo com outro para a atenção das fêmeas.
Classificação científica:
Reino:..............Animalia
Filo:.................Arthopoda
Classe..............Insecta
Ordem:.............Orthoptera

Um comentário:

mariaterezabedin2016@gmail.com